sábado, 21 de julho de 2012

O que é Empréstimo Consignado?


O que é Crédito Consignado?

Porque pegar empréstico via Crédito Consignado?

 

Crédito Consignado ou Empréstimo Consignado é uma modalidade de crédito cujos pagamentos são efetuados de maneira automática, diretamente do salário recebido. Esta modalidade de crédito é bastante comum no Brasil, muito utilizada por aposentados, pensionistas e funcionários públicos, mas também é possível ser realizada com funcionários do setor privado ou do terceiro setor. 

Esta modalidade é bastante interessante para os bancos devida taxa de risco bastante baixa. O banco mantem-se com o risco da fonte pagadora quebrar, como numa falência. Por isto é mais comum este crédito ser cedido para fontes diferentes do setor público ou do terceiro setor.

A operação de Crédito Consignado é possível para operações de empréstimos, financiamentos e leasing. Não existe valor máximo para empréstimo, mas o banco define de acordo com o entendimento dele. Os beneficiários podem ser trabalhadores sob o regime da CLT, aposentados e pensionistas. O salário liquido não pode ser comprometido em mais do que 30%. Não existe prazo máximo para pagamento, mas na maioria dos casos são de 6 meses a 36 meses, mas chegam em 72 meses, em alguns casos. O empréstimo pode ser pago em prestações iguais, mensais e pré-fixadas. Não há definição para valor de jurus, mas o mercado pratica valores entre 1,5% a 3,5%.

Alguns bancos que oferecem este serviço cobram taxas operacionais para o crédito consignado, mas nem todos. É possível também a contratação de seguros para mitigação de riscos por morte, perda do emprego ou coisas do gênero. Pessoas com nome sujo na praça podem não conseguir este crédito.

 

Vale a pena utilizar o Empréstimo Consignado?


Pode valer a pena se estiver bastante endividado com cartão de crédito. Porque as taxas do consignado em geral são melhores do que as taxas praticadas pelas operadoras de cartão de crédito. De maneira geral ele é útil para quando se deseja trocar um empréstimo caro por um empréstimo mais barato. Mas é importante ter em mente de que o crédito consignado não necessariamente barato, mas em geral é muito mais barato do que os empréstimos de cheque-especial ou rotativo do cartão de crédito.

De qualquer maneira, antes de buscar um empréstimo, pense bem em como pagá-lo. E veja também se alternativas de crédito como Credito Pessoal, por exemplo, podem atender.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

O que é a TAC?

O que é a Taxa de Abertura de Crédito? É proibido?

É possível retirar alguma taxa do meu financiamento?

A Taxa de Abertura de Crédito, ou TAC, foi geralmente embutida em financiamento de veículos, empréstimos pessoais, empréstimos consignados, exceto quando vinculados ao INSS.

Esta taxa foi proibida desde 30 de abril de 2008 pelo Banco Central do Brasil, mas até hoje ela ainda é aplicada. Foi inicialmente considerada ilegal pelo Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, e logo após foi considerado pelo banco central.

Quem fez (ou pretende fazer) financiamento de veículos após 30/07/2008 fique atento quanto a esta taxa. Ela modifica consideravelmente o valor do financiamento e é ilegal. Nestes casos pode ser preciso conversar com a empresa que cedeu o financiamento para anular a taxa e estornar todos os valores.

Como obter os valores da Taxa de Abertura de Crédito de volta?


É importante ter em mãos uma forma de comprovar que o TAC está sendo cobrado, como o contrato, por exemplo. Após isto, pode ligar para o BACEN, o Banco Central, pelo número 0800-9792345, e com isto pode-se formalizar a reclamação. Após isto, deve-se entrar na justiça. Pode ser interessante entrar em contato com o PROCON para maiores detalhes.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

O que é IOF?

O que é o Imposto sobre Operações Financeiras?

Aliquotas do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros, IOF

 

Como é o imposto Sobre Operações de Crédito?

O IOF, ou Imposto sobre operações financeiras, é um imposto instituído pela União. Ele ocorre em várias situações diferentes como em operações de títulos mobiliários, em operações cambiais, operações de seguro ou operações de crédito. Ele é atribuído por uma alíquota. Sua principal função é ser um instrumento governamental para manipulação do crédito.

 

Como o IOF regula a entrada de Captal no País?

Se o governo considerar necessária a entrada de capital estrangeiro no Brasil, ele pode isentar as operações de cambio do pagamento de IOF. E pode aumentar caso o desejo seja diminir a entrada de capital.
 

Como funciona a aliquota de IOF na compra de títulos do Governo?

A Alíquota do IOF relacionada a títulos mobiliários, como Tesouro Direto, Fundos, etc. é de 1% que regride de 100% até 0% em 30 dias. A seguir pode-se ver uma tabela mostrando a tabela ativa hoje, em julho de 2012.

Dias % limite de rendimento
1 96%
2 93%
3 90%
4 86%
5 83%
6 80%
7 76%
8 73%
9 70%
10 66%
11 63%
12 60%
13 56%
14 53%
15 50%
16 46%
17 43%
18 40%
19 36%
20 33%
21 30%
22 26%
23 23%
24 20%
25 16%
26 13%
27 10%
28 6%
29 3%
30 0%

quarta-feira, 11 de julho de 2012

O que são Ativos e Passivos Financeiros?

O que são Ativos?

Ativos e Passivos Financeiros

Receita

Receita é todo o ganho que se tem. Esta normalmente é adquirida através de salário ou pró-labore, além de trabalhos extras. Para a maioria das pessoas, o salário é a principal ou a única forma de alimentar suas receitas.

Despesas

São todos os custos que se tem. Estes custos podem ser contas e luz, gás, telefone, aluguel entre outros, que são custos considerados fixos. Existem também custos sazonais como compras de presentes, compras de natal, etc. E também é importante considerar os gastos pontuais como pagamento por uma obra em casa, compra de uma geladeira, etc.

O que são Ativos Financeiros?

Ativo é todo bem capaz de gerar receita. O Salário é normalmente o principal, quando não único, ativo. Um Título Público (Tesouro Direto), um Certificado de Depósito Bancário (CDB), um Fundo de Ações, ou mesmo Ações são exemplos de ativos.
A percepção sobre o que é um ativo ou passivo é dual e relativa à situação e aplicação. Por exemplo, um carro, de maneira geral, é um grande gerador de despesas. Mas se utilizado para vender ou entregar produtos, ele pode ser fundamental para o empreendimento, funcionando assim como Ativo.

O que são Passivos Financeiros?

O Passivo é o oposto ao Ativo Financeiro. Ele é um gerador de despesas. Por exemplo, um Imóvel, um carro, uma obra em casa ou novas contas a pagar. Nem todo gasto é considerado um passivo. Uma viagem de lazer não é necessariamente um passivo, já que ele é uma despesa pontual, e não um gerador de despesas.


terça-feira, 10 de julho de 2012

O que é o Índice Geral de Preços?

O que é o IGP, IGPM, IGP10 e IGPDI?

IGP, IGP-M, IGP-10, IGP-DI, ICP, IPA e INCC

O Índice Geral de Preços, o IGP, foi criado nos anos 1940 para medir de maneira abarcante a movimentação de preços. A movimentação de preços engloba várias etapas do processo produtivo além de suas atividades. O resultado deste índice é o nível de atividade econômica do País.

O IGP é uma formula feita com base nos índices: IPA, Índice de Preços ao Produtor Amplo; IPC, Índice de Preços ao Consumidor; INCC, Índice Nacional de Custo da Construção. Uma média ponderada é feita com estes índices, com os pesos: seis do IPA; três do IPC no Rio de Janeiro e São Paulo e um no INCC.

Quais são as funções do IGP?


O Índice Geral de Preços é um indicador macroeconômico que mostra a evolução no nível de preços. É também um deflator dos valores nominais de abrangência correlata à sua composição. E é utilizado como referência para correção de preços e valores em contratos, como o de Aluguel.

Qual é a diferença entre o IGP-10, IGP-M e IGP-DI?


O Índice Geral de Preços 10, o Índice Geral de Preços do Mercado e o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna é calculada pela Fundação Getúlio Vargas.

Período de Coleta de Preços, IPG-10, IGP-M e IGP-DI

O IGP-10 é feito com a metodologia do IGP, no período do dia 11 do mês anterior até o dia 10 do mês corrente. O IGP-M, por sua vez, é realizado no período no período do dia 21 do mês anterior até o dia 20 do mês corrente. E por último o IGP-DI é realizado no período do dia 01 do mês corrente até o dia 30 do mesmo mês.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

O que é IPCA?

O que é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo?

O que é Índice de Preços ao Consumidor Amplo?

O IPCA é considerado o índice oficial de Inflação do Brasil e é considerado na meta de inflação do governo. Ele foi criado inicialmente para corrigir as demonstrações financeiras exibidas pelas companhias abertas. O SNIPC é o Sistema Nacional de Preços ao Consumidor, responsável por produzir este índice. Existem vários outros índices de inflação específicos como IPCA-E, IPCA-15, etc., que será mais bem comentado futuramente.

A coleta do IPCA é realizada no período entre 01 a 30 do mês de referência.  A medição do IPCA é feita com base em famílias com salários entre 1 e 40 salários-mínimos, de qualquer fonte de rendimento, residentes em áreas urbanas.

As medições são feitas obtendo dados de produtos e serviços. Para a estatística são considerados nove grupos de produtos e serviços: alimentação e bebidas; artigos de residência; comunicação; despesas pessoais; educação; habitação; saúde e cuidados pessoais; transportes e vestuário. Eles são subdivididos em outros itens. Ao todo, são consideradas as variações de preços de 465 subitens.



Para entender melhor, consulte:

O que é o INPC?


O que é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor?

O que é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor?

O INPC ou Índice Nacional de Preços ao Consumidor é medido pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – com o objetivo inicial de criar o objetivo de orientar o reajuste dos salários dos trabalhadores.

O INPC é semelhante ao IPCA, tendo como principal diferença a população-objeto. A população avaliada, ou população-objeto, desta pesquisa abrange as famílias com rendimentos entre 1 e 5 salários mínimos, quando o chefe esta empregado com salário fixo em sua ocupação principal e morador urbano das regiões pesquisadas. Esta população objeto abrange cerca de 50% das famílias brasileiras.

O INPC mede a inflação que afeta a maior parte da população, diferente do IPCA. Por exemplo, o preço do pão ou do gás de cozinha, ou mesmo da passagem de ônibus tem uma influência maior sobre esta população-objeto. 




Para entender melhor, consulte:

O que é SNIPC?


O que é o Sistema Nacional de Preços ao Consumidor?

O que é Sistema Nacional de Preços ao Consumidor?

O SNIPC é o Sistema Nacional de Preços ao Consumidor, disponível desde setembro de 1981. Ele é o responsável por produzir índices de preços. Ele colhe dados de prestadores de serviços, estabelecimentos comerciais, concessionárias e valores de condomínios e alugueis. 

Para cada região existe um cálculo. Mensalmente dados são obtidos, estimados e sintetizados afim de gerar um índice. Médias aritméticas simples são geradas com os processos dos locais de amostra em comparação com o último mês de referencia, gerando assim a média. Após vários outros cálculos são gerados, a formula Laspeyers é aplicada e por fim são gerados índices para cada região. Os índices INPC e IPCA são gerados a partir destes dados.

A coleta destes dados é realizada mensalmente com a seguinte abrangência geografica: Regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além do Distrito Federal e do município de Goiânia.