sábado, 1 de setembro de 2012

O que é TR ou Taxa Referencial?

O que é Taxa Referencial?

O que é TR?

O que é Taxa de Referência?

A TR ou Taxa referencial é uma taxa criada para ser o principal indice brasileiro. Ela seria utilizada para desindexação da economia. Criada no Plano Collor II veio substituir outros índices como ORTN, OTN e BTN.

A Taxa referencial é obtida da fórmula da TBF ou Taxa Basica Financeira. Para mais informações entre em  O que é TBF. Ou seja, ela tem uma metodologia de cálculo simples. Esta taxa é utilizada principalmente no rendimentos da Poupança e dos títulos bancários (CDB e RDB). Calculada pelo Banco Central pode ser acompanhada diariamente.

Como é a formula da Taxa Referencial ou TR?

TR = [1 +  TBF/R] -1

TR           -> Taxa Referencial
TBF         -> Taxa Basica Financeira
R             -> Redutor

 

Como é definido o Redutor da Taxa Referencial?

R = 1005 + b * [TBF / 100]

O b é definido Segundo a tabela:

TBF (% a.a)
b

TBF >
16%
0,48
16%
≥ TBF >
15%
0,44
15%
≥ TBF >
14%
0,4
14%
≥ TBF >
13%
0,36
13%
≥ TBF ≥
11%
0,32
11%            
> TBF >
10,50%
0,32
10,50%
> TBF ≥
10%
0,31
10%
> TBF >
9,50%
0,26
9,50%
> TBF ≥
9%
0,23



quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O que é TBF ou Taxa Básica Financeira?

Taxa Básica Financeira
TBF é Taxa e Inflação? O que é TBF?

A Taxa Básica Financeira, ou TBF, é uma taxa especial para o Brasil. Foi criada inicialmente para estimular o alongamento de aplicações financeiras. Ela é um importante indexador da economia criada em 95 pelo CMN com uma metodologia de cálculo própria.

A TBF funciona de maneira diferente dos principais indexadores economicos, tais como IGPs e IPCs que são baseados em preços de alimentos, transporte, e outros fatores diretamente ligados a inflação. A TBF é baseada no custo de operações financeiras.

A metodologia de cálculo para definição da TBF é baseada nas 30 maiores instituições bancárias brasileiras. Uma média é obtida do volume de depósitos feitos em CDBs e RDBs pré-fixados, desprezando o banco com maior e com menor média. Este cálculo é feito no prazo de 30 a 35 dias, dando um valor atualizado, diariamente. A TR, ou Taxa Referencial é baseada na TBF.

sábado, 21 de julho de 2012

O que é Empréstimo Consignado?


O que é Crédito Consignado?

Porque pegar empréstico via Crédito Consignado?

 

Crédito Consignado ou Empréstimo Consignado é uma modalidade de crédito cujos pagamentos são efetuados de maneira automática, diretamente do salário recebido. Esta modalidade de crédito é bastante comum no Brasil, muito utilizada por aposentados, pensionistas e funcionários públicos, mas também é possível ser realizada com funcionários do setor privado ou do terceiro setor. 

Esta modalidade é bastante interessante para os bancos devida taxa de risco bastante baixa. O banco mantem-se com o risco da fonte pagadora quebrar, como numa falência. Por isto é mais comum este crédito ser cedido para fontes diferentes do setor público ou do terceiro setor.

A operação de Crédito Consignado é possível para operações de empréstimos, financiamentos e leasing. Não existe valor máximo para empréstimo, mas o banco define de acordo com o entendimento dele. Os beneficiários podem ser trabalhadores sob o regime da CLT, aposentados e pensionistas. O salário liquido não pode ser comprometido em mais do que 30%. Não existe prazo máximo para pagamento, mas na maioria dos casos são de 6 meses a 36 meses, mas chegam em 72 meses, em alguns casos. O empréstimo pode ser pago em prestações iguais, mensais e pré-fixadas. Não há definição para valor de jurus, mas o mercado pratica valores entre 1,5% a 3,5%.

Alguns bancos que oferecem este serviço cobram taxas operacionais para o crédito consignado, mas nem todos. É possível também a contratação de seguros para mitigação de riscos por morte, perda do emprego ou coisas do gênero. Pessoas com nome sujo na praça podem não conseguir este crédito.

 

Vale a pena utilizar o Empréstimo Consignado?


Pode valer a pena se estiver bastante endividado com cartão de crédito. Porque as taxas do consignado em geral são melhores do que as taxas praticadas pelas operadoras de cartão de crédito. De maneira geral ele é útil para quando se deseja trocar um empréstimo caro por um empréstimo mais barato. Mas é importante ter em mente de que o crédito consignado não necessariamente barato, mas em geral é muito mais barato do que os empréstimos de cheque-especial ou rotativo do cartão de crédito.

De qualquer maneira, antes de buscar um empréstimo, pense bem em como pagá-lo. E veja também se alternativas de crédito como Credito Pessoal, por exemplo, podem atender.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

O que é a TAC?

O que é a Taxa de Abertura de Crédito? É proibido?

É possível retirar alguma taxa do meu financiamento?

A Taxa de Abertura de Crédito, ou TAC, foi geralmente embutida em financiamento de veículos, empréstimos pessoais, empréstimos consignados, exceto quando vinculados ao INSS.

Esta taxa foi proibida desde 30 de abril de 2008 pelo Banco Central do Brasil, mas até hoje ela ainda é aplicada. Foi inicialmente considerada ilegal pelo Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, e logo após foi considerado pelo banco central.

Quem fez (ou pretende fazer) financiamento de veículos após 30/07/2008 fique atento quanto a esta taxa. Ela modifica consideravelmente o valor do financiamento e é ilegal. Nestes casos pode ser preciso conversar com a empresa que cedeu o financiamento para anular a taxa e estornar todos os valores.

Como obter os valores da Taxa de Abertura de Crédito de volta?


É importante ter em mãos uma forma de comprovar que o TAC está sendo cobrado, como o contrato, por exemplo. Após isto, pode ligar para o BACEN, o Banco Central, pelo número 0800-9792345, e com isto pode-se formalizar a reclamação. Após isto, deve-se entrar na justiça. Pode ser interessante entrar em contato com o PROCON para maiores detalhes.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

O que é IOF?

O que é o Imposto sobre Operações Financeiras?

Aliquotas do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros, IOF

 

Como é o imposto Sobre Operações de Crédito?

O IOF, ou Imposto sobre operações financeiras, é um imposto instituído pela União. Ele ocorre em várias situações diferentes como em operações de títulos mobiliários, em operações cambiais, operações de seguro ou operações de crédito. Ele é atribuído por uma alíquota. Sua principal função é ser um instrumento governamental para manipulação do crédito.

 

Como o IOF regula a entrada de Captal no País?

Se o governo considerar necessária a entrada de capital estrangeiro no Brasil, ele pode isentar as operações de cambio do pagamento de IOF. E pode aumentar caso o desejo seja diminir a entrada de capital.
 

Como funciona a aliquota de IOF na compra de títulos do Governo?

A Alíquota do IOF relacionada a títulos mobiliários, como Tesouro Direto, Fundos, etc. é de 1% que regride de 100% até 0% em 30 dias. A seguir pode-se ver uma tabela mostrando a tabela ativa hoje, em julho de 2012.

Dias % limite de rendimento
1 96%
2 93%
3 90%
4 86%
5 83%
6 80%
7 76%
8 73%
9 70%
10 66%
11 63%
12 60%
13 56%
14 53%
15 50%
16 46%
17 43%
18 40%
19 36%
20 33%
21 30%
22 26%
23 23%
24 20%
25 16%
26 13%
27 10%
28 6%
29 3%
30 0%